Na correria do dia a dia, você pode acabar se “acostumando” com seu sistema de gestão que, muitas vezes, não atende às suas necessidades, seja por não ter os recursos necessários, seja devido a falhas de funcionalidade ou por simplesmente não ter um atendimento (suporte) adequado. Além disso, é comum o receio de mudança por pensar que uma “migração de sistema” pode ser muito complicada, e ainda, se seus colaboradores vão adaptar-se ou não a essa mudança. Muitas dúvidas surgem nessa hora, fazendo com que a mudança seja adiada, insistindo com a atual fornecedora de software, mesmo depois de inúmeras solicitações de melhorias, sem êxito. Porém, é preciso pesar na balança o que está em jogo: a “sobrevivência” da sua empresa! Pensando nisso, abaixo enumerei[RMMG1] 3 passos para você seguir, errar menos e diminuir os riscos no processo de mudança de software:
- Busque referências da nova empresa de sistema:
É preciso concordar que mudar de sistema, dependendo do tamanho da empresa, pode realmente ser complicado. Porém, tudo depende da empresa que você vai contratar. O mais importante é saber de um fato: “não existe um sistema perfeito”. O que existe são “empresas profissionais e comprometidas”! Ao pesquisar pelo novo sistema, procure por uma empresa que preze pelo atendimento em primeiro lugar e depois pelo “sistema em si”. Isso você poderá comprovar tranquilamente pedindo REFERÊNCIAS[RMMG3] a seus colegas empresários que são atendidos pela empresa de sistema pesquisada. Pergunte sempre como é o suporte, o compromisso do atendimento e depois pergunte sobre os recursos do sistema. Evite ao máximo os “autônomos”, ou seja, “empresas de sistema” que, na verdade, é apenas uma pessoa que desenvolve ou revende, e não tem uma equipe para atendimento.
2. Aproveite a mudança para melhorar os processos de sua empresa
Tenha em mente que toda mudança gera desconforto no início, porém, tem o objetivo final de melhorar a gestão de seu negócio. Por isso, reúna com os seus colaboradores e alinhe as expectativas, mostrando todos os benefícios do novo sistema. Envolva a nova empresa contratada para que todos possam “jogar do mesmo lado”. Veja o que pode ser melhorado em seus processos e rotinas e aproveite as dicas da nova empresa.
3. Viabilidade da migração – estudo dos dados
Depois de escolher a empresa que vai trabalhar e ter preparado sua equipe, analise junto com o consultor de implantação a viabilidade dos dados. Nem sempre é recomendável a migração dos dados do sistema anterior. É preciso que o consultor faça uma análise prévia da “qualidade” desses cadastros, como: produtos repetidos, tributação incorreta, classificação de produtos incorreta, cadastro de clientes repetidos ou incompletos, etc.
A Legal Soluções, com mais de cinco anos de mercado e mais de 300 clientes, sendo destes mais de 100 migrações, está pronta para te ajudar nesse processo!
Não se preocupe, nossos especialistas cuidam de tudo para você não ter dor de cabeça.
Helio Santos
Cientista da Computação
Especialista Automação Comercial e Gestão
61 Comentários